Secretaria-Geral

Secretário-Geral

O Secretário-Geral da Liga Portuguesa de Proteção Civil é João António Correia Martins.

João Correia Martins desempenha o atual cargo em representação do Corpo Nacional de Intervenção Civil ( C. N. I. C. ), organização de que é originário.

Atualmente, para além da função de Secretário-Geral da Liga Portuguesa de Proteção Civil, desempenha em acumulação funções de Presidente do Conselho Superior da Liga Portuguesa de Proteção Civil, Presidente do Conselho de Direção do C. N. I. C. e de Comandante do Comando Nacional da mesma organização.

É licenciado em proteção civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.

Atualmente é Presidente do Conselho de Direção do C. N. I. C. cargo que acumula com a de Comandante do Comando Nacional.

Iniciou a sua ligação à atividade de proteção civil em 1997 como associado efetivo da Associação Portuguesa de Emergência Rádio – C. B. onde desempenhou diversas funções nos órgãos sociais e na estrutura de comando.

Em Junho de 1999 ingressou como Aspirante no corpo de Bombeiros Voluntários Lisbonenses posto que manteve até Dezembro de 2001 quando foi promovido a Bombeiro de 3.ª Classe, posto que manteve até à sua saída daquele corpo de bombeiros em Abril de 2004.

É membro do Observatório da Segurança Criminalidade Organizada e Terrorismo.

É sócio fundador do Corpo Nacional de Intervenção Civil sendo autor do proposta original de estatutos tendo desempenhado anteriormente, nesta organização, o cargo de Presidente da Comissão Instaladora.

No âmbito da Liga Portuguesa de Proteção Civil foi autor dos estatutos desta organização.

É detentor do Certificado de Competência Pedagógica.

Secretário-Geral Adjunto

O Secretário-Geral Adjunto da Liga Portuguesa de Proteção Civil é Miguel Ângelo Reis Malheiro Carvalho em representação do Grupo Especial de Intervenção Civil do Concelho de Aveiro.